Cantigas Populares: um patrimônio cultural da humanidade
As cantigas populares são como histórias cantadas que praticamente todo mundo conhece por ter aprendido em algum momento da vida. Um simples trecho é o suficiente para resgatar memórias profundamente significativas da infância: Marcha soldado, Alecrim dourado, Se essa rua fosse minha… e por aí vai! São canções simples, normalmente rimadas, de autoria anônima, usadas para embalar o sono dos pequeninos ou as brincadeiras dos mais velhos.
Conhecer e ter acesso às cantigas, além de divertido, é um direito de toda criança, pois elas dizem respeito ao imaginário coletivo e social que influenciou e ainda influencia nosso modo de ver e de estar no mundo. Suas letras são carregadas de sentidos e significados, valores morais e elementos específicos da cultura popular. Além disso, estudos ligados à educação infantil têm mostrado o quanto seu uso contribui para o desenvolvimento dos pequenos.
5 benefícios das cantigas populares para os pequenos
São muitos os benefícios das cantigas populares para os pequenos. Confira 5 deles aqui:
1. Aquisição da linguagem: cantar para bebês com frequência contribui para melhora do vocabulário e até da dicção. As rimas e cadências são ótimas para estimular o aprendizado das primeiras palavras por meio da repetição.
Saiba Mais, clique aqui